domingo, 11 de novembro de 2012

Levando a culpa mesmo estando certo

Por Rant Casey,

Noto algo que acontece muito no dia a dia, e também em cartas para o site RM, que é o caso de homens que chamam atenção da mulher por um mal comportamento dela e acabam ao final pedindo desculpas por isso.

Dando um exemplo:

- Joana desmarca um encontro em cima da hora.
- Marcos, seu namorado, se aborrece e vai tirar satisfações com Joana da razão de cancelar os planos em cima da hora com tudo já preparado. Joana então se mostra irritada com -Marcelo pela cobrança, e fica dois dias sem dar sinal de vida. Preocupado, Marcos telefona para Joana, e como ela ainda está fria com ele, ele pede desculpas.

Parece idiota, mas isso acontece o tempo inteiro.

Por carência, imediatismo, apego sexual, ou desejo de acabar logo de vez com a briga para retornar às boas brisas na relação, muitos homens apressam-se em pedir desculpas por terem cobrado um comportamento de sua namorada/esposa.

Às vezes não, mas às vezes antevendo essa reação, a própria mulher se faz de indignada por ter sido cobrada, e esfria ou se rebela com o parceiro por causa da cobrança, e então aguarda pacientemente até que ele se desculpe.

Como isso funciona!

O homem tende a ver-se como sexo mais racional, mas costuma ser mais passional: reage a tudo muito abruptamente – se tem medo, borra-se rápido; se irrita-se, explode de uma vez só; se sente-se acuado na relação, corre com a maior pressa para se assegurar de que tudo fique bem logo.

A mulher, mais paciente e controlada nas suas emoções, estrategicamente espera um pouco, até que o homem se arrependa de ter reclamado de seu comportamento, e tomado pelo medo da perda, assuma para si uma culpa inexistente por ter cobrado ela.

O amor é uma guerra, e numa guerra, perder terreno moral para o outro é um erro seríssimo que os homens são mais propensos a cometer do que as mulheres.

Mas como isso acontece?

De duas formas:

A primeira, é quando o homem faz uma demanda justa – por exemplo, que sua namorada pare de tomar condutas suspeitas – e então ela reage enchendo-se de indignação (teatral) e ele, depois de pouco tempo, temendo represálias da parte dela por ter sido cobrada, toma a indignação dela como
justa e desculpa-se.

Esse homem foi traído pela sua insegurança: em realidade, se ele fez uma cobrança razável, e se o fez de forma razoável, então ele não cometeu erro algum. Ela fez parecer – por mostrar-se aborrecida – que ele cometeu um erro, e ele então... hasteia bandeira branca e rende-se: e desse modo, sempre que ela estiver chateada, ela o fará crer que ela está certa.

Não existe outro remédio para esse homem exceto ser firme. Se você está certo, e expôs isso da forma certa (sem exageros mas sem vacilar), então não importa o quanto ela se mostre indignada, não volte atrás.

Mas tem uma segunda forma do homem se sabotar neste tipo de situação:

Imagine que no exemplo de Marcos e Joana, Marcos fica tão enfurecido que vai até a casa de Joana, e lhe grita insultos na casa de seus pais, e sai batendo a porta atrás de si. Nesse caso, Marcos até está certo em ficar exasperado com o comportamento de sua namorada Joana, mas agiu de forma tão destemperada, que caso queira prosseguir a relação, não terá escolha a não ser desculpar-se (inclusive com os pais da namorada).

Veja bem: Marcos estava certo; até o momento em que reagiu de forma tão exacerbada, que passou a estar errado, e acabou tendo que desculpar-se mesmo tendo inicialmente razão; exceto isso só lhe restaria terminar a relação caso acha que seu orgulho vale mais do que o namoro em questão
(decisão pessoal essa).

Existem dois mandamentos para não levar a culpa mesmo estando certo:

1) Seja razoável: por mais aborrecido que esteja, exponha seu problema sem perder o controle;

2) Tendo seguido o primeiro mandamento, o segundo é: seja firme. Não volte atrás na sua cobrança, e não aceite menos do que desculpas sinceras e mudança de conduta.

Afinal de contas, do que adianta se apressar em deixar tudo às boas? Se sua parceira é incapaz de admitir um erro e corrigir seu comportamento, a relação vai de mal a pior mesmo – é apenas uma questão de tempo até se criar uma situação onde ela faz o que quer, e a você assume a culpa por isso.

Cabe a você saber se quer estar numa relação assim, e tomar as providências.

5 comentários:

  1. Sandro comenta:
    É assim mesmo que ocorre, eis um retrato fiel dos relacionamentos. A mulher faz um comportamento não aceitável no relacionamento, o homem cobra uma posição, então a mulher inverte a situação, fica zangada dando a entender que não fez nada demais. E os homens caem na armadilha. Você, homem, não retroceda em sua posição se estiver certo, não se deixe manipular. Se a tua companheira não reconhecer o erro e cair fora, fique contente, pois você se livrou de uma manipuladora e sairá de um relacionamento que iria se transformar num filme de terror

    ResponderExcluir
  2. Isso é perigoso porque a repressão de emoções leva a debilitação do organismo

    ResponderExcluir
  3. parabéns Gabriel, pena que exista tão poucos blogs como estes graças a esta maldita DITADURA FEMINISTA, este tipo de blog que fala sobre o sofrimento da maiorias dos homens
    são muito ignorado. parabéns pela coragem.

    ResponderExcluir
  4. Estou passando por isso... Minha esposa disse coisas que me magoaram muito... Daí briguei com ela. Agora ela quer terminar tudo... E o pior. Me rastejei pra ela nao terminar. Acho que nao sou homem de verdade

    ResponderExcluir